Você já ficou completamente envolvido por uma história, incapaz de desviar o olhar ou deixar de prestar atenção? Essa é a magia do Storytelling, uma das técnicas mais importantes do marketing digital.

Desde os primórdios da humanidade, as histórias desempenham um papel fundamental na transmissão de conhecimento, valores e experiências.

Hoje em dia, porém, o poder das histórias ultrapassou a barreira do entretenimento, tornando-se uma das principais ferramentas de comunicação das empresas.

Elas podem ser usadas para conquistar a mente e coração do público, criando conexões duradouras. Isso porque, deixam a mensagem do negócio muito mais impactante emocionalmente falando.

Por isso, vamos te mostrar abaixo tudo sobre o Storytelling. Desde a definição do conceito, até como usá-lo com estratégia no seu empreendimento. Acompanhe!

Afinal, o que é Storytelling?

Storytelling (Contar histórias em português) é a técnica que usa o poder das histórias para tornar a comunicação de determinada marca mais persuasiva.

É a habilidade de cativar, envolver e influenciar o público por meio de narrativas bem construídas, despertando emoções e criando conexões significativas com o público.

Jornada do Herói x Storytelling

Apesar de não existir uma fórmula pronta para contar histórias, há uma estrutura criada pelo autor Joseph Campbell e descrita na obra “O Herói de Mil Faces” capaz de ajudá-lo a usar o Storytelling eficientemente.

Essa estrutura foi otimizada por Christopher Vogler, um roteirista relevante de Hollywood. Ele classificou a ideia do Joseph em 12 etapas que, popularmente, ficou conhecido como “A Jornada do Herói”. 

As 12 etapas da jornada do herói, são:

  1. O mundo comum;
  2. O chamado à aventura;
  3. Recusa do chamado;
  4. Encontro com o mentor;
  5. A travessia do primeiro limiar;
  6. Provas, aliados e inimigos;
  7. Aproximação da caverna secreta;
  8. A provação;
  9. A recompensa;
  10. O caminho de volta;
  11. A ressurreição; 
  12. O retorno com elixir. 

Para efeito de comparação, o roteiro de grandes livros, filmes e séries que você conhece se encaixa perfeitamente na estrutura de Campbell.

Assim, a mesma estrutura pode ser usada para construir narrativas convincentes na sua estratégia de marketing.

Como fazer um bom Storytelling na comunicação da empresa?

Mulher no notebook criando texto publicitário com técnica de Storytelling

Mas então, como fazer um bom Storytelling na comunicação da sua empresa? Como usar o poder das histórias para engajar o público na sua proposta e transformá-lo em clientes fiéis? Temos 5 dicas para você!

Compreender o interlocutor

Primeiramente, você precisa traçar o perfil da persona do negócio, isto é, o personagem fictício que representa o perfil de cliente ideal.

Ou seja, você tem que criar um personagem com dores, desejos e necessidades que vão de encontro às soluções do negócio, produtos ou serviços.

Defina seu objetivo

Compreendendo o interlocutor, determine qual é a mensagem central que você deseja transmitir por meio da história, como, por exemplo:

Isso porque, a clareza sobre o objetivo final da história te ajuda a montar uma narrativa muito mais atrativa. 

Estabeleça os elementos-chave

Após definir o foco da mensagem, você deve estabelecer os elementos-chave da estrutura da história.

Ou seja, escolher personagens, conflitos, desafios e resoluções que compõem sua história. 

Seja autêntico

Ainda que não seja sobre um acontecimento real, a história precisa transmitir a essência da empresa.

Ela tem que mostrar sua visão, cultura, valores e propósito genuinamente, por exemplo. Só assim, você realmente pode criar conexão emocional com o público.

Mantenha a simplicidade

De fato, o storytelling deve ser bem elaborado para gerar resultados significativos. No entanto, não confunda isso com tornar a mensagem complexa demais.

A história precisa ser simples, clara e fácil de ser compreendida. Caso contrário, você corre o risco de afastar o público ao invés de aproximá-lo.

Expanda seus resultados com o poder do Storytelling

Por fim, o Storytelling é uma técnica que não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing.

Certamente, é uma das formas mais eficazes de atrair, engajar e converter o público do negócio. Afinal de contas, histórias tocam no emocional das pessoas.

Desde sempre, o mundo é movido por histórias. Então, comece a mover o crescimento da sua empresa com o poder do Storytelling.

Gostou deste conteúdo? Veja também: o que é Growth Hacking e como aplicá-lo na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *