Quer otimizar os processos do seu negócio e alavancar suas vendas? Então, o Inbound Sales é o que você precisa.
Em resumo, é uma estratégia de vendas que usa o marketing de conteúdo para estabelecer um relacionamento de confiança com o público.
Diferente do marketing tradicional, a abordagem do Inbound Sales leva seus potenciais clientes a ação desejada sem interromper, incomodar ou forçar a barra, por exemplo.
Ou seja, você constrói a venda pouco a pouco, não sendo nada invasivo ou agressivo.
No entanto, a ideia do Sales parece bastante com o conceito de Inbound Marketing, não é?
Não à toa, vários empreendedores confundem ambos. Por isso, vamos te mostrar abaixo tudo sobre o Inbound Sales, destacando a diferença da estratégia para o Inbound Marketing.
Vamos lá!
O que é Inbound Sales?
Inbound Sales é uma estratégia de vendas que convence potenciais por meio de conteúdo relevantes e personalizados;
Ao contrário dos métodos tradicionais de vendas, o Inbound Sales atrai o público clientes com abordagens menos invasivas, como, por exemplo:
- marketing de conteúdo;
- otimização de mecanismos de pesquisa (SEO);
- mídia social.
A ideia central por trás do Inbound Sales é que, ao fornecer informações relevantes para os clientes em potencial, você pode criar uma relação de confiança.
Então, quando o público estiver engajado na proposta da empresa, você pode iniciar efetivamente o processo de venda e ter mais conversões.
O que é Inbound Marketing?
Por sua vez, o Inbound Marketing é uma estratégia voltada a atrair, converter e encantar leads.
Em vez de interromper os consumidores com anúncios invasivos, o Inbound Marketing busca fornecer informações úteis e soluções para os problemas dos clientes potenciais, atraindo-os para a empresa de forma orgânica.
Para isso, o conceito reúne um conjunto de estratégias, como o marketing de conteúdo, SEO e redes sociais.
Então, você consegue envolver seus potenciais clientes, criando um relacionamento de confiança entre ambas as partes.
Ou seja, você facilita o processo de transformá-los em clientes ou até mesmo defensores da marca.
Inbound Sales x Inbound Marketing
Mas então, qual a diferença entre Inbound Sales e Inbound Marketing? O que muda entre ambos os conceitos?
Embora sejam parecidos, Sales e Marketing se referem a aspectos diferentes do processo de atração e conversão de clientes. Entre as principais divergências, estão:
Inbound Marketing
É uma estratégia de marketing que se concentra em atrair, engajar e encantar os clientes potenciais por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso.
O principal objetivo é estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes, construir confiança e gerar resultados de negócios.
Então, o Inbound Marketing abrange todo o processo, desde a atração de visitantes até a fidelização de clientes.
Inbound Sales
É uma abordagem de vendas baseada em princípios do Inbound Marketing. Só que, concentrada na parte específica do processo em que ocorre a conversão dos leads em clientes.
Sendo assim, envolve a personalização da abordagem de vendas com base nas necessidades e interesses dos leads.
O objetivo do Inbound Sales é otimizar o processo de vendas, aumentar as taxas de conversão e fornecer uma experiência de compra mais personalizada.
Em resumo, o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que abrange todo o processo, desde a atração de visitantes até a fidelização de clientes.
Por outro lado, o Inbound Sales é uma abordagem específica de vendas que se concentra na conversão dos leads em clientes.
Ambos os conceitos trabalham juntos para atrair clientes potenciais qualificados, nutri-los e convertê-los em clientes satisfeitos.
Inbound Sales x Outbound Sales
Além de Inbound Marketing, várias pessoas confundem Inbound Sales com Outbound Sales. Entenda a diferença abaixo!
Outbound Sales
Outbound Sales é uma abordagem de vendas tradicional. Então, a empresa busca ativamente os clientes potenciais por meio de prospecção ativa, como, por exemplo, cold calling e envio de e-mails em massa.
Ou seja, não tem um relacionamento prévio estabelecido antes do início do processo de vendas.
Inbound Sales
Em contrapartida, o Inbound Sales é uma abordagem de vendas que se concentra em atrair clientes potenciais por meio de conteúdo relevante.
Em outras palavras, você alimenta os potenciais clientes antes do processo de vendas com informações relevantes. Quando estão qualificados, você faz a oferta de compra de uma ou mais soluções da empresa.
Principais vantagens do Inbound Sales
Dito isso, quais são as principais vantagens do Inbound Sales? O que a estratégia acrescenta aos resultados do negócio? Confira!
Menos despesas, mais retorno
O Sales tem uma vantagem econômica significativa em comparação com abordagens tradicionais de vendas.
Ao investir na criação de conteúdo relevante e valioso, você atrai leads qualificados de forma orgânica. Então, reduzi a dependência de métodos de prospecção custosos, como publicidade paga e cold calling, por exemplo.
Além disso, como os leads são nutridos ao longo do processo de compra, a taxa de conversão tende a ser mais alta, o que resulta em um retorno sobre o investimento mais positivo.
Amplo alcance
Outra vantagem do Sales é que você pode alcançar um público mais amplo e diversificado.
Quando você cria conteúdos para mecanismos de busca ou mídias sociais, tem grandes chances de ser encontrado por potenciais clientes.
Aumento da produtividade
No Sales, cada potencial cliente engajado na proposta do negócio passa pelas etapas do funil de vendas antes de efetivamente comprar algo.
Com isso, você pode direcionar seus recursos apenas para leads mais propensos a se tornarem clientes, melhorando a taxa de conversão e a produtividade da equipe de vendas.
Conclusão
Por fim, vale a pena investir no Inbound Sales. O marketing tradicional já caiu em desuso e tem menos efetividade atualmente. Enquanto o novo modelo se mostra cada vez mais efetivo.
Se você quer implementar o conceito na sua empresa, conte com a Inova Growth! Temos um time de especialistas pronto para ajudá-lo a revolucionar o marketing e resultados da sua empresa. Fale com a gente!