Você já ouviu falar em buzz marketing? Se não, prepare-se para descobrir uma das estratégias mais eficientes para promover produtos e serviços de forma criativa e inovadora. 

Em resumo, é uma técnica que se baseia no poder do boca a boca para gerar um barulho em torno de uma marca. Assim, atrai a atenção e interesse do público de uma forma natural e espontânea.

Essa estratégia de marketing ganhou notoriedade nos últimos anos. Sobretudo, por conta do crescimento das redes sociais.

Como também, pelo fato das pessoas estarem cada vez mais conectadas e engajadas com as marcas que consomem.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo sobre o buzz marketing, explicando como começar a usar essa poderosa ferramenta. Confira!

Entenda o que é buzz marketing

O buzz marketing é uma estratégia de marketing que gera “barulho” em torno de uma empresa,

Ou seja, comentários, opiniões e discussões sobre a marca e suas principais soluções.

É o famoso marketing “boca a boca”, só que dentro do contexto das redes sociais.

Ao contrário do marketing tradicional, no qual a mensagem é transmitida diretamente pelo negócio, os próprios consumidores que se tornam os principais divulgadores da marca no buzz.

A ideia é criar algo tão interessante, intrigante e emocionante que os consumidores compartilhem com seus conhecidos, amigos e familiares, por exemplo.

Dessa forma, a mensagem se espalha de forma orgânica e autêntica, alcançando um público mais amplo e, muitas vezes, mais receptivo.

Mas, não se engane! O buzz marketing não é uma ação que dará certo da noite para o dia. É necessário todo um processo criativo para alcançar o resultado esperado.

5 dicas para um buzz marketing eficiente

Pessoas felizes impactadas pela estratégia de buzz marketing de uma empresa

Para te ajudar a usar essa poderosa ferramenta, listamos abaixo 5 dicas para um buzz marketing eficiente. Acompanhe!

1. Faça um bom planejamento

Antes de iniciar qualquer ação ou campanha de buzz, defina os objetivos, personas, mensagens-chave e meios de divulgação a serem utilizados.

Um bom planejamento é uma das principais premissas para a estratégia ser realmente efetiva nos seus resultados.

2. Crie conteúdos relevantes

Essa etapa da estratégia é extremamente importante. Afinal, os conteúdos devem ser suficientemente relevantes para atrair uma quantidade massiva de pessoas.

Em seu livro “Buzzmarketing”, o publicitário Mark Hughes apresenta 6 bons tipos de assuntos capazes de gerar grandes discussões quando ativados. São eles:

3. Incentive a conversa nas redes

Você se recorda daqueles antigos fóruns de discussão na internet? Pois bem, nas  redes sociais como,  Facebook e LinkedIn, por exemplo, é possível fazer algo parecido.

Para isso, você precisa se posicionar estrategicamente nas plataformas, criar grupos e incentivar a conversa entre os consumidores. 

4. Faça parcerias

Atualmente, diversas empresas apostam em parcerias com influenciadores digitais para divulgar determinado produto ou serviço. Especialmente, porque os influencers já possuem a confiança do público.

Sendo assim, fechar bons acordos com essas personalidades pode ser ótima uma iniciativa para gerar comentários e buzz marketing para sua marca. 

5. Desperte o interesse do público 

Conhecendo o público, fica mais fácil escolher qual assunto pode despertar sua atenção, não é?

Então, estudo a fundo os comportamentos, preferências e necessidades dos consumidores para se comunicar assertivamente e ativar o buzz marketing.

Buzz marketing: coloque sua empresa no centro das atenções

Por fim, o buzz marketing é altamente vantajoso para qualquer negócio. Afinal, colocar sua empresa no centro das atenções pode alavancar seus resultados e relevância nas plataformas digitais.

Para aproveitar todo o potencial da estratégia, conte com a Inova Growth. Temos um time de especialistas pronto para ajudá-lo a colocar seu negócio em destaque na rua mais movimentada do mundo, isto é, a internet. Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *