De fato, a tecnologia trouxe uma série de ótimas soluções para empresas otimizarem processos operacionais. Entre elas, está o chatbot, isto é, o robô que conversa.
Quando você entra em contato com algum estabelecimento através de um atendimento virtual, o que mais quer é receber uma boa resposta de forma imediata, não é?
No entanto, oferecer um suporte qualificado e ágil é um desafio constante nos negócios.
Nesse sentido, o chatbot é essencial. A inteligência artificial automatiza respostas para questões comuns. Assim, torna o atendimento mais rápido e deixa sua equipe focada em casos mais difíceis de lidar.
Logo abaixo, vamos te mostrar o que é exatamente um chatbot, como funciona e as principais vantagens de usá-lo ao longo da jornada de compra. Confira!
O que é chatbot?
O chatbot é um programa de computador que simula conversas humanas por meio de mensagens de texto ou voz.
Ele usa recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina para interpretar perguntas ou comandos de usuários, por exemplo. Então, fornece respostas relevantes e personalizadas.
Por isso, cada vez mais empresas estão investindo no chatbot. Afinal, o robô que conversa é capaz de automatizar parte da comunicação do negócio e pode ser integrado em diferentes plataformas, incluindo:
Principais benefícios de usar um chatbot na jornada de compra
No entanto, não é só isso. Há uma série de benefícios de usar um chatbot na jornada de compras da empresa. Sobretudo, no que diz respeito à relação com os potenciais clientes. Veja abaixo!
1. Responder muitas solicitações
Primeiramente, o chatbot é capaz de lidar com um grande volume de solicitações e perguntas simultaneamente.
Ele garante respostas rápidas e consistentes, evitando filas de espera e melhorando a experiência do cliente.
Ou seja, independentemente do número de interações ocorrendo ao mesmo tempo, os chatbots podem respondê-las de forma eficiente.
2. Automatizar processos
O chatbot também automatiza tarefas repetitivas, como agendar compromissos, fornecer atualizações automáticas ou coletar informações, por exemplo.
Dessa forma, liberam a equipe para se concentrar em atividades mais complexas e estratégicas.
Além disso, a automação ainda reduz erros humanos, tornando os processos mais eficientes e confiáveis.
3. Reforçar a geração e nutrição de leads
Outra vantagem do chatbot é o reforço dado à geração e nutrição de leads. Isso porque, o robô pode iniciar conversas proativas com visitantes do site ou usuários de aplicativos de mensagens, por exemplo.
Então, coletar informações de contato, segmentar leads qualificados e encaminhá-los para as equipes de vendas ou marketing.
Ao personalizar a interação e oferecer suporte de qualidade, os chatbots aumentam as chances de conversão e impulsionam suas estratégias de geração de leads.
4. Reduzir custos
O uso do chatbot pode resultar em uma redução significativa nos custos operacionais.
Uma vez que, não é necessário contratar e treinar uma equipe extensa para lidar com as interações dos clientes.
Além disso, os chatbots estão disponíveis 24/7, eliminando a necessidade de contratar pessoas para atendimento em tempo integral.
5. Aumentar a satisfação dos clientes
Por último, mas não menos importante, o chatbot ainda ajuda a manter o público satisfeito com a marca.
O atendimento é rápido e está disponível a qualquer momento. Assim também, o robô personaliza interações, fornece recomendações relevantes e resolve problemas de forma eficaz.
Portanto, o chatbot contribui bastante para uma experiência de compra satisfatória dos potenciais clientes e, consequentemente, à fidelização.
Chatbot: simplifique o atendimento da sua empresa!
Apesar de todas suas vantagens, claro que o chatbot não substitui o atendimento e relacionamento humanizado, indispensável em qualquer comunicação.
No entanto, podem otimizar os processos e ajudar no crescimento da sua empresa.
Gostou deste conteúdo? Veja também: o que é Data Studio e quais são suas principais vantagens!