Uma coisa é certa: ter uma comunicação assertiva com o público é fundamental para alcançar qualquer objetivo na internet. E é aí que entra o copywriting, uma habilidade valiosa para estratégia da sua empresa.

De acordo com dados da SlideShare, uma rede de compartilhamento de documentos, cerca de 27 milhões de conteúdos são publicados diariamente nos canais digitais.

Desse modo, a disputa pela atenção dos usuários é altamente acirrada. A não ser que sua comunicação seja clara, objetiva e impactante, é praticamente impossível atraí-los.

Neste contexto, o copywriting é um dos melhores aliados possíveis que você pode encontrar. A partir da habilidade, é possível criar mensagens persuasivas e envolventes capazes de destacar sua marca entre os concorrentes.

Por isso, vamos te mostrar o que é exatamente o copywriting, qual sua importância e o caminho para aplicá-lo na sua estratégia. 

Vamos lá!

O que é copywriting? 

Copywriting é um conjunto de técnicas de escrita capaz de levar determinada pessoa a uma ação imediata.

O termo surgiu em 1828, quando Noah Webster usou a palavra copy para se referir a alguns conteúdos que, posteriormente, seriam publicados na imprensa da época.

Porém, só em 1870 o copywriting começou a ser efetivamente usado como uma nomenclatura de profissão.

Neste período, passaram a chamar de copywriters os profissionais que escreviam anúncios a fim de diferenciá-los dos redatores publicitários tradicionais.

Ainda assim, o copywriting nunca foi tão popular. A boa notícia é que a ascensão do marketing digital reformulou a profissão. E, agora, o copy tem um outro nível de importância.

Qual a importância do copywriting?

Atualmente, o copywriting está presente em praticamente todos os lugares da internet.

Google, Bing, Facebook, Instagram, dentre outras plataformas digitais, estão cheias de textos que usam o copywriting para persuadir os leitores.

Aceitar uma oferta, assinar uma newsletter ou até mesmo comprar um produto, são ótimos exemplos de ações que podem ser geradas a partir do copy na internet.

A ideia por trás do copywriting é que talvez você não possa melhorar a qualidade de uma solução, mas você sempre pode melhorar sua percepção de valor.

Isso porque, sempre há como apresentar um produto ou serviço de uma forma mais convincente.

Em outras palavras, o copy é uma tentativa constante de mostrar os pontos fortes da sua marca da melhor forma possível.

O copy ajuda a criar conexões emocionais genuínas com o público. O que, consequentemente, gera resultados significativos em termos de vendas, engajamento e fidelização.

Dicas para criar bons textos de copywriting

Mas então, como começar a usar todo o potencial do copywriting para alavancar os resultados do seu negócio?

Uma boa copy envolve uma série de fatores. Entre os principais, destacamos os seguintes:

1. Defina o público-alvo

Primeiramente, é preciso definir o público-alvo para criar uma boa copy. Ou seja, mapear o perfil de cliente ideal da empresa.

Você tem que dizer as palavras certas para as pessoas certas. Tem que dialogar com as necessidades, dores e desejos de um grupo específico de pessoas.

Só assim, será possível persuadir os potenciais clientes a decisão que a empresa espera.

2. Faça títulos persuasivos

Segundo David Ogilvy, um dos principais nomes da publicidade de todos os tempos, o título tem 80% de importância em um texto.

Afinal, se o título não for bom, a pessoa não terá motivação para ler o restante do conteúdo.

Então, faça títulos persuasivos, os quais despertam a curiosidade dos leitores a continuarem lendo determinado texto.

3. Use estruturas consolidadas de copy

Existem várias estruturas de copy já consolidadas que você pode usar como modelo. Entre elas, estão:

A princípio, é difícil criar uma copy altamente persuasiva do zero. Então, usar essas estruturas podem ajudar ― e muito ― na construção dos textos.

4. Adicione gatilhos mentais

Gatilhos mentais são uma das técnicas de copy mais importantes. Basicamente, você aproveita alguns padrões de comportamento humano para induzir potenciais clientes a uma determinada ação. 

Assim, adicione o máximo de gatilhos mentais em seus textos de copywriting para torná-los ainda mais persuasivos.

Conheça os 6 principais gatilhos mentais do copywriting

Em seu livro “As Armas da Persuasão”, Robert B. Cialdini mostra 6 princípios universais que guiam a tomada de decisão humana.

No marketing, esses princípios se transformam em 6 principais gatilhos que podem ser usados para persuadir o público a determinada ação imediata. Veja abaixo quais são!

Prova social

Normalmente, as pessoas tendem a agir de acordo com o coletivo. Assim, o objetivo do gatilho de prova social é destacar a credibilidade do produto ou serviço, mostrando que tal solução já foi aprovada por outras pessoas.

Pequenos depoimentos, fala de especialistas e cases completos de sucesso, são algumas das aplicações práticas da prova social no copywriting.

Imagem de banner do McDonald's usando o gatilho mental de prova social de copywriting

Autoridade

O gatilho de autoridade, por sua vez, é muito parecido com o gatilho de prova social. Isso porque, você também pode usá-lo para transmitir confiança e credibilidade para o público.

Neste caso, depoimentos ou fala de especialistas, por exemplo, são capazes de ativar o gatilho no público.

Ele é baseado no princípio de que as pessoas tendem a seguir aqueles que são considerados especialistas ou autoridades em um determinado assunto.

Imagem do site da Inova Growth com três depoimentos de clientes satisfeitos

Reciprocidade

Já a reciprocidade é um gatilho mental que aproveita o desejo humano de retribuir favores. Então, oferecer um brinde ou um desconto pode levar o leitor a sentir a necessidade de retribuir a oferta e tomar uma ação.

Imagem da tela inicial da Netflix usando o gatilho mental de reciprocidade de copywriting

Afeição/Afinidade

Geralmente, o ser humano é propenso a se conectar com pessoas que compartilham similaridades, como:

Compromisso e coerência

As pessoas têm uma forte necessidade de serem coerentes com suas crenças e ações anteriores. 

Quando as pessoas tomam uma decisão, por exemplo, a tendência é que continuem a agir conforme o compromisso que assumiram.

Isso é conhecido como o gatilho mental de compromisso e coerência. No copywriting, você pode usá-lo incentivando seus potenciais clientes a aceitarem compromissos pequenos antes de apresentar uma grande oferta.

Após participar de um evento ao vivo do negócio, por exemplo, provavelmente o lead estará mais disposto a comprar alguma solução da empresa.

Escassez

Por fim, o gatilho mental da escassez envolve gerar um senso de urgência no público.

Coisas únicas ou com pouca duração passam a impressão de que são mais valiosas. 

Se você diz que determinado produto está com as últimas unidades, por exemplo, os potenciais clientes vão aumentar sua percepção de valor sobre o item. Assim, há mais chances do lead finalmente comprá-lo.

Portanto, a escassez é um dos gatilhos mais poderosos para usar nos seus textos de copywriting.

Imagem de site de hospedagem usando o gatilho mental de escassez de copywriting

   

Copywriting: melhore completamente sua estratégia com essa habilidade!

Enfim, o copywriting é uma habilidade essencial para a estratégia de marketing e vendas de qualquer empresa.

Inegavelmente, a comunicação persuasiva melhora a percepção do público sobre o negócio, convencendo-o do potencial transformador das suas soluções.

Assim, o copy pode ajudá-lo a alcançar resultados e relevância cada vez mais expressivos no mercado.

Inclusive, nós da Inova Growth temos uma equipe de profissionais qualificados capazes de criar as melhores estratégias baseadas no copywriting para você. Fale com a gente agora mesmo!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *