Desde o início da pandemia do covid-19, o crescimento do ecommerce começou a chamar a atenção não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Sobretudo, porque o isolamento social levou as pessoas a recorrer às compras online para adquirir produtos e serviços.
De acordo com dados da consultoria Ebit Nielsen, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 47% em 2020 em comparação ao ano anterior, atingindo um total de R$ 126,3 bilhões.
Isso equivale a um aumento de 10 milhões de novos consumidores digitais no país.
Porém, não é apenas o Brasil que está vivendo um boom no ecommerce. Em todo o mundo, o comércio eletrônico está se tornando cada vez mais popular.
São milhares e milhares de consumidores experimentando pela primeira vez a facilidade de comprar online no planeta.
Por isso, vamos te mostrar abaixo qual é o exato impacto da pandemia no crescimento do ecommerce e o que o futuro reserva para o setor.
Crescimento do ecommerce: a migração em massa
A pandemia obrigou várias lojas físicas a fecharem às portas ou limitarem o número de clientes dentro de seus estabelicamentos.
Dessa forma, as transações online se tornaram a forma mais segura e fácil de comprar o que você precisa.
Inclusive, uma pesquisa da plataforma de pagamentos Adyen, afirma que houve um aumento de 103% no volume de transações online em todo o mundo, entre os meses de fevereiro e abril de 2020.
Apesar de ser uma mudança forçada, grande parte dos consumidores descobriram uma maneira interessante de suprir suas necessidades.
Afinal, você gasta menos tempo para escolher os itens, recebe o produto na sua casa e encontra ofertas ou promoções com mais facilidade, por exemplo.
O crescimento do ecommerce vai continuar?
Embora o crescimento do ecommerce seja atribuído à pandemia, a tendência é que a expansão do setor não pare tão cedo.
Diversas pessoas que descobriram a praticidade de comprar online querem continuar a fazê-lo mesmo após a reabertura das lojas físicas.
Além disso, a tecnologia está em constante evolução, otimizando uma série de processos operacionais do comércio eletrônico.
Empresas que investem em tecnologias de ponta, como inteligência artificial, por exemplo, podem oferecer uma experiência de compra mais personalizada. Então, atrair, engajar e converter muitos novos consumidores.
Portanto, o comércio eletrônico tem potencial de se tornar ainda mais popular no futuro.
Desafios e oportunidades para o crescimento do ecommerce
De fato, o ecommerce teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Só que, nem isso, esconde os desafios que as empresas devem enfrentar no setor.
Um dos principais obstáculos para crescer no modelo de negócio é a logística, por exemplo.
Isso porque, a demanda por entregas aumentou consideravelmente. Não à toa, há uma série de empresas trabalhando para melhorar seus processos de logística para atender às expectativas dos consumidores adequadamente.
Outro desafio é a segurança online. Há cada vez mais crimes cibernéticos acontecendo mundo afora. Com isso, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a privacidade e a proteção de seus dados pessoais.
Nesse sentido, as empresas devem investir em segurança cibernética para proteger tanto os dados dos consumidores quanto a reputação da empresa.
Mesmo com desafios importantes, porém, o crescimento do ecommerce também traz oportunidades significativas para as empresas.
Hoje em dia, os consumidores estão dispostos a experimentar novas marcas e produtos, o que significa que empresas menores têm a chance de competir com as grandes marcas.
Da mesma forma, o comércio eletrônico oferece oportunidades para as empresas expandirem seus negócios para novos mercados e alcançar um público global.
Conclusão
Por fim, a pandemia do Covid-19 teve um grande impacto no crescimento do ecommerce em todo o mundo.
Agora, o setor é um dos mais lucrativos. Sendo uma ótima opção tanto para consumidores quanto para comerciantes.
Além disso, o mercado tem potencial para crescer ainda mais no futuro e ter uma fatia cada vez maior no mundo dos negócios.
Portanto, se posicione e crie um ecommerce o quanto antes. A internet é a rua mais movimentada do mundo. Sendo assim, o sucesso será inevitável.
Gostou deste conteúdo? Veja também: a importância de oferecer uma boa experiência para os clientes!