De fato, a estratégia de Growth Hacking ficou conhecida pelo livro de Sean Ellis e é usada por empresas de diversos portes e segmentos.
No entanto, com a popularização do termo, surgiu uma entre empreendedores: qual a diferença entre a metodologia de growth hacking e o marketing digital?
Por isso, vamos te mostrar abaixo as principais diferenças entre ambos os conceitos.
Vamos lá!
Estratégia de Growth Hacking: quais são as vantagens do marketing digital?
Para traçar o paralelo entre a estratégia de Growth Hacking e o marketing digital, separamos os principais benefícios de cada conceito.
Primeiramente, vamos falar sobre o marketing digital, um conjunto de estratégias capaz de aumentar exponencialmente o alcance de determinada empresa. Veja abaixo!
Custo mais baixo
As plataformas digitais oferecem opções acessíveis em termos de custos para promover produtos e serviços, como:
- marketing de conteúdo;
- anúncios pagos em redes sociais;
- publicidade por e-mail.
Em comparação com anúncios em revistas, comerciais de TV ou outdoors, por exemplo, o marketing digital requer bem menos investimento financeiro. Assim, é uma opção viável para empresas com orçamentos limitados.
Interatividade
Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de interagir a todo momento com seus potenciais clientes.
Várias plataformas digitais possuem aba de comentários ou funcionalidades de mensagem direta, por exemplo, que favorecem a construção de uma relação de confiança com o público.
Segmentação
Além da interatividade, as plataformas digitais contam com uma ampla gama de opções para segmentar o público.
Ou seja, você consegue direcionar a mensagem da marca às pessoas certas. Com dores, desejos e necessidades que vão de encontro às soluções oferecidas.
Principais diferenciais da estratégia de Growth Hacking
Por sua vez, a estratégia de Growth Hacking é focada em identificar oportunidades de crescimento dentro do seu negócio. Entre as principais vantagens, destacamos:
Realização de experimentos
Primeiramente, a realização de experimentos é uma das principais vantagens da estratégia de Growth Hacking.
Os growth hackers são conhecidos por sua abordagem ágil e direcionada para testes. Eles exploram diferentes estratégias, canais e mensagens, por exemplo, para descobrir o que funciona melhor para o crescimento da empresa.
Essa mentalidade experimental permite que as empresas testem e ajustem rapidamente suas abordagens. Então, identificam as táticas mais eficazes para alcançar seu público.
Análise de dados e criatividade
Além dos experimentos, a análise de dados e criatividade são componentes essenciais da estratégia de Growth Hacking.
Normalmente, os growth hackers monitoram meticulosamente métricas importantes e usam ferramentas de análise para obter insights valiosos sobre o desempenho de suas abordagens.
Então, usam os dados obtidos para ajustar o que for necessário e melhorar sua tomada de decisão.
Além disso, a criatividade é fundamental para encontrar soluções inovadoras e não convencionais para impulsionar o crescimento, permitindo que as empresas se destaquem em um mercado competitivo.
Aprendizado e otimização
Por fim, o aprendizado e otimização contínuas também são ótimas vantagens da estratégia de Growth Hacking.
Geralmente, os growth hackers sempre aprendem com cada teste realizado. Eles sempre usam resultados, positivos ou negativos, para melhorar.
Desse modo, se adaptam rapidamente às mudanças do mercado e identificam oportunidades de crescimento com facilidade.
Estratégia de Growth Hacking e marketing digital: reúna o que há de melhor nos dois mundos!
Em resumo, a estratégia de Growth Hacking e o marketing digital são dois conceitos mais do que necessários para o sucesso de qualquer empresa no mundo atual.
Embora sejam bastante diferentes, ambos não são excludentes, mas sim complementares. Ou seja, você pode reunir o que há de melhor nos dois mundos.
Então, use tanto Growth Hacking quanto marketing digital para colocar sua empresa nos trilhos do sucesso.
Gostou deste conteúdo? Veja também: as melhores ferramentas de Growth Hacking!