Você já ouviu falar do funil de Growth Hacking? Se não, precisa conhecê-lo o quanto antes. É uma das formas mais fáceis de garantir grandes resultados em um curto espaço de tempo.

Em resumo, é um conceito que combina estratégias de marketing e experimentos constantes para otimizar o processo de vendas dos negócios.

Ou seja, você encontra os melhores caminhos para levar o cliente da fase de consciência, até a conversão e retenção.

Então, aumenta o número de vendas, deixa os clientes satisfeitos e torna a empresa cada vez mais relevante no mercado.

Por isso, vamos te mostrar abaixo exatamente o que é funil de Growth Hacking e como funciona cada etapa da metodologia. Confira!

O que é o Funil de Growth Hacking?

Mesa de escritório com acessório com frase referente ao funil de Growth Hacking

Funil de Growth Hacking é uma excelente alternativa a famigerada jornada de compras. 

Inclusive, tem o mesmo objetivo de levar o cliente da etapa de conscientização até a conversão e retenção.

Só que, o conceito tem estágios próprios e busca otimizar cada etapa do funil tradicional para que os resultados sejam conquistados com mais rapidez e eficiência.

Etapas do Funil de Growth Hacking

Todas as etapas do funil de Growth Hacking

O Funil de Growth Hacking é formado por cinco etapas que formam o acrônimo (AARRR). 

Todas têm o objetivo de proporcionar ao cliente a melhor experiência possível durante a jornada de compra. Assim, ajudam o negócio a montar uma grande base de clientes fiéis.

1. Aquisição

Primeiramente, temos a etapa de Aquisição no Funil de Growth Hacking. Em resumo, diz respeito a maneira como você atrai seus potenciais clientes.

O que pode ser feito de diversas formas, como, por exemplo, através do marketing de conteúdo, publicidade online, SEO (otimização para mecanismos de busca), mídias sociais e parcerias.

Nesta etapa, o objetivo é gerar tráfego qualificado e aumentar a visibilidade da sua marca. Ou seja, atrair a atenção do seu público e atraí-lo para o próximo estágio do funil.

2. Ativação

Uma vez que os visitantes ou usuários tenham sido atraídos, o próximo passo é convertê-los em usuários ativos.

Em outras palavras, você deve usar estratégias para transformar os visitantes das plataformas em leads, garantindo o interesse do público na proposta do negócio.

Posteriormente, você tem que alimentar os leads para deixar suas dores ou desejos latentes. Então, apresentar o produto ou serviço que pode ajudá-los a conquistar o que precisa. 

A ativação bem-sucedida leva os usuários a avançarem por todas as etapas do funil de Growth Hacking, tornando-se compradores efetivos da empresa.

3. Retenção

A terceira etapa do funil de Growth Hacking é a retenção, isto é, se concentrar em manter os clientes motivados a continuar consumindo as soluções da empresa.

Nesse sentido, você precisa trabalhar bem o pós-venda. Ou seja, fornecer suporte eficiente, se comunicar com frequência com seus clientes e atualizar recursos de produtos ou serviços.

Quando você faz uma boa retenção de clientes, os consumidores não apenas continuam comprando suas soluções, mas também se tornam defensores da marca, recomendado-a para conhecidos, amigos e familiares, por exemplo.

Além disso, a rentabilidade do negócio melhora. Afinal, reter clientes custa bem menos do que adquirir novos.

4. Receita

Falando em rentabilidade, a próxima etapa do funil de Growth Hacking é justamente a receita empresa.

Apesar de cada negócio tenha um processo diferente para contabilizar seus lucros, uma maneira eficaz de fazê-lo é usar um cálculo de usuário em vez de um cálculo geral. 

Desse modo, você consegue saber quais consumidores geram mais receita para seu negócio, além de quanto é necessário investir para retê-los.

5. Recomendação

Por fim, a última etapa do funil de Growth Hacking é a recomendação. Ou seja, transformar clientes satisfeitos em promotores da sua marca. 

Ao oferecer uma experiência excepcional e atender às necessidades dos clientes com eficiência, você aumenta a probabilidade deles recomendarem a marca a outras pessoas. 

Assim, você aproveita o poder do boca a boca para aumentar a relevância da empresa e atrair novos potenciais clientes de forma orgânica.

Funil de Growth Hacking: otimize o processo e expanda seus resultados

Por fim, vale a pena investir no funil de Growth Hacking. Afinal, o conceito otimiza cada etapa da jornada de compra do marketing tradicional com estratégias de crescimento. 

Dessa forma, é capaz de expandir os resultados e relevância de qualquer empresa em um curto intervalo de tempo.

Quer usar essa e outras técnicas de crescimento? Conte com a Inova Growth!

Temos uma equipe especializada nas melhores estratégias de aceleração de crescimento de negócios pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *