Certamente, o funil de vendas é uma das estratégias mais fundamentais e efetivas do Inbound Marketing. Porém, combiná-la com o email marketing pode gerar resultados ainda mais expressivos para seu negócio.

De acordo com dados Ecommerce Brasil, o uso do email na comunicação entre empresas e consumidores aumentou 91% em 2022. Ou seja, o canal está entre os favoritos nas relações comerciais da internet.

Sobretudo, porque o email pode ser usado nos três momentos cruciais da jornada de compra: atrair, engajar e converter.

Sendo assim, vamos te mostrar abaixo como combinar o funil de vendas com o email marketing para tornar sua estratégia de vendas ainda melhor. Com isso, acredite: sua taxa de conversão será altíssima.

Tenha uma excelente leitura! 

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é uma estratégia bastante conhecida usada dentro do Inbound Marketing. Basicamente, é uma representação visual da jornada de compra dos clientes dividida em etapas.

De fato, a figura do funil é uma analogia interessante. Isso porque, a cada etapa do relacionamento entre marca e público, um número cada vez menor de clientes em potencial permanece avançando até a compra.

Geralmente, o funil de vendas tem três divisões. Elas vão desde do primeiro contato do usuário com a empresa, até a concretização da venda. Veja abaixo!

  1. topo do funil (ToFu) ― geração de leads:  a empresa identifica e atrai possíveis clientes por meio de marketing de conteúdo, anúncios, redes sociais, eventos e outras formas de divulgação.
  2. Meio do funil (MoFu) ― nutrição de leads: o negócio mantém contato com os leads, oferecendo informações úteis, educando-os sobre o produto/serviço e tentando identificar seus interesses e necessidades.
  3. Fundo do funil (BoFu) ― Conversão: a marca tenta converter o lead em um cliente pagante, apresentando ofertas personalizadas e incentivando a compra.
Desenho explicando as principais etapas de um funil de vendas

 

Como um funil de vendas de email funciona?

Em cada etapa do funil de vendas, você precisa usar um tipo de comunicação diferente, considerando as necessidades do público e sua consciência sobre as soluções do negócio.

Para isso, o email marketing pode ser de grande ajuda. Por meio do canal, você pode enviar mensagens diretas para seus potenciais clientes e conduzi-los passo a passo até a compra de seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, listamos abaixo aplicações práticas do email marketing em cada uma das etapas do funil de vendas. Confira!

1. Aprendizado e descoberta 

Normalmente, potenciais clientes que entraram em contato com sua marca a pouco tempo não sabem quais são suas necessidades com exatidão. Assim, você tem que educá-los sobre isso.

A princípio, conteúdos de redes sociais e blog cumprem bem esse papel. No entanto, o ideal é disponibilizar materiais ricos para o público, como, por exemplo:

Dessa forma, você pode sugerir uma troca justa: a entrega do conteúdo de valor por dados de contato dos consumidores.  O que pode ser feito por meio de uma landing page.

Entre os dados solicitados, peça o email dos potenciais clientes. Uma vez que, você pode transformá-lo em um lead e aprofundar a relação entre vocês.

2. Reconhecimento do problema

Quando se tornam leads, os potenciais clientes já reconhecem determinadas necessidades que possuem.

Então, o email marketing serve para fornecer informações relevantes, dar dicas e responder dúvidas comuns do público. Nesta etapa, a intenção é fazê-los dar um passo adiante na jornada de compra.

3. Consideração da solução

Ao nutrir os leads a partir do email marketing, alguns potenciais clientes vão perceber que sua marca tem soluções capazes de ajudá-los.

Neste momento, você deve começar a amadurecer os leads para tomar a decisão correta, isto é, compra determinado produto ou serviço.

Enviar emails que destacam os diferenciais e benefícios do seu produto, por exemplo, é uma ótima forma de fazê-lo.

4.  Decisão de compra 

Após qualificar devidamente os leads, fazendo-os estarem cientes tanto do problema quanto da solução, é hora de convertê-los.

Para isso, o ideal é que você faça uma sequência de emails persuasiva. De preferência, usando técnicas de copywriting.

Em cada mensagem, incentive seus potenciais a entrarem em contato com a equipe de vendas da empresa ou adquirirem a solução no site da marca.

Funil de vendas e email marketing: a combinação perfeita!

Desenho de pessoas recebendo emails de funil de vendas em dispositivos diferentes

Por fim, o email marketing é um complemento e tanto para o funil de vendas da sua empresa.

Seja qual for o momento da jornada de compra, o canal pode te ajudar a criar uma relação de confiança com os potenciais clientes. Assim, você pode conquistar resultados e relevância cada vez mais expressivos.

Não sabe por onde começar? Sem problemas! A Inova Growth já desenvolveu estratégias eficazes e personalizadas para diversas empresas e pode ajudá-lo nisso também. Entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *