Quando se fala em marketing e vendas na internet, o termo lançamento digital é disparadamente o mais citado entre os negócios. 

Afinal, a estratégia tem mais potencial de conversão do que qualquer outra e já gerou inúmeros dígitos de faturamento mundo afora.

Em suma, o objetivo é gerar um pico de vendas das soluções da empresa em um curto intervalo de tempo.

Isso envolve uma série de atividades em vários pontos de contato com o público do empreendimento.

Desse modo, vamos te mostrar tudo sobre o lançamento digital. Desde a definição do conceito, até o caminho mais comum para lançar um produto ou serviço na internet.

Assim, você pode potencializar os resultados da sua empresa e chegar a um lugar de destaque no mercado.

Tenha uma excelente leitura!

O que é lançamento digital?

Lançamento digital é uma estratégia de marketing que se concentra na divulgação de um novo produto, serviço ou oferta por meio das plataformas digitais.

A princípio, a metodologia foi criada pelo norte-americano Jeff Walker no início dos anos 90. A primeira tentativa prática do autor o rendeu incríveis 1650 dólares que, na época, valiam muito mais do que hoje.

Desde então, várias empresas adotaram a estratégia. No Brasil, o empreendedor Erico Rocha foi o grande responsável por disseminar o conceito. Sobretudo, quando criou o curso Fórmula de Lançamento.

Como funciona um lançamento digital na prática?

A ideia do lançamento digital consiste em ofertas tentadoras de determinado produto ou serviço, causando uma certa ansiedade no público-alvo pelas soluções da empresa.

O que, geralmente, é feito por meio de uma comunicação mais persuasiva. Especialmente, com o uso de técnicas de copywriting, como os gatilhos mentais.

O gatilho de escassez sempre está presente em lançamentos digitais, por exemplo. Ele pode ser de tempo, bônus, vagas ou acessos. 

Certamente, você já se deparou com algo como “Restam só 3 vagas”, ou “50% de desconto até 23H59”, não é? Então, essas são aplicações práticas do gatilho de escassez.

Além disso, os lançamentos online costumam ter prazos relativamente curtos. Só assim, conseguem ser impactantes e convincentes o bastante.

Entretanto, as ações voltadas para o lançamento de um produto ou serviço sempre devem começar com antecedência. Desse modo, os leads são devidamente preparados para a compra.

Quanto à estrutura do lançamento, é algo que varia muito. Principalmente, porque há tipos diferentes de implementação da metodologia.

Principais tipos de lançamento digital

Homem com camisa xadrez digitando no notebook procurando informações sobre lançamento

Cada tipo de lançamento digital está estritamente ligado com a meta a ser alcançada pela empresa com determinada solução. Entre os principais, estão:

Interno

O lançamento interno funciona a partir de diversas mídias e é voltado para a base de contatos do negócio.

Ele é um dos tipos mais eficazes de lançamento. Sobretudo, porque a chance de fechar vendas aumenta entre as pessoas que já o conhecem.

Externo 

O externo, por sua vez, tem como principal característica a criação de listas de contatos e parcerias.

É um tipo de lançamento que pode te dar um alto retorno financeiro. Em contrapartida, requer um investimento de tempo e dinheiro maior também.

Neste contexto, combinar o lançamento externo com o interno pode ser o mundo ideal para sua empresa.

Relâmpago

Como o próprio nome indica, o relâmpago é o que tem uma duração extremamente curta. Geralmente, o período desse tipo de lançamento varia entre 4 e 7 dias. 

Ele pode ser feito por envio de email marketing à base de leads da empresa. No entanto, a oferta precisa ser completa e alinhada às expectativas dos potenciais clientes para gerar bons resultados.

Perpétuo

Já o perpétuo é o tipo de lançamento em que o produto ou serviço oferecido não tem um prazo específico para encerrar as vendas. Ou seja, o carrinho de compras não fecha nesta modalidade.

Em vez de gerar um senso de urgência ou exclusividade em torno do lançamento, a estratégia busca criar um fluxo constante de vendas ao longo do tempo.

Afiliado 

Outro formato de lançamento digital é o afiliado. Ele acontece a partir da divulgação de terceiros que, normalmente, trabalham em plataformas, como:

Aqueles que se filiaram a algum produto ou serviço da sua empresa, recebem uma comissão por cada venda realizada. Porém, geram resultados significativos para o negócio.

Semente

Por fim, o lançamento semente é o mais simples e barato tipo da estratégia. Uma vez que, não envolve um produto pronto necessariamente.

O foco do semente é atrair pessoas interessadas no assunto e criar uma solução nova com base nas suas dores e desejos.

Se os resultados forem promissores, você pode desenvolver algo mais completo para impulsionar seus resultados e relevância.

Como fazer um lançamento digital?

Seja qual for o tipo de lançamento digital, há um mesmo caminho para colocar seu mais novo produto ou serviço à disposição no mercado. Ele abrange as seguintes atividades:

Ao contrário do que muitos pensam, não é nenhum bicho de sete cabeças. Desde que, você siga à risca algumas das estruturas já consolidadas, não tem erro: você terá retornos significativos.

Inclusive, você pode usar redes sociais, landing pages, email marketing, anúncios no Google, otimização SEO, dentre outros, para promover seu negócio a partir do lançamento digital. Ou seja, as plataformas digitais mais comuns.

Conclusão

De fato, o lançamento digital é capaz de levar qualquer empresa a um outro nível. É a chave para o sucesso na internet.

Há tipos de aplicação da metodologia para os mais diferentes modelos de negócios e o caminho para fazê-lo é relativamente simples.

E na Inova Growth, você encontra um método eficiente e ferramentas certas para chegar ao topo com os lançamentos. Fale com nosso time agora mesmo e dê o primeiro passo para lançar uma solução da sua empresa na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *