Quando se fala em marketing e vendas na internet, o termo lançamento digital é disparadamente o mais citado entre os negócios.
Afinal, a estratégia tem mais potencial de conversão do que qualquer outra e já gerou inúmeros dígitos de faturamento mundo afora.
Em suma, o objetivo é gerar um pico de vendas das soluções da empresa em um curto intervalo de tempo.
Isso envolve uma série de atividades em vários pontos de contato com o público do empreendimento.
Desse modo, vamos te mostrar tudo sobre o lançamento digital. Desde a definição do conceito, até o caminho mais comum para lançar um produto ou serviço na internet.
Assim, você pode potencializar os resultados da sua empresa e chegar a um lugar de destaque no mercado.
Tenha uma excelente leitura!
O que é lançamento digital?
Lançamento digital é uma estratégia de marketing que se concentra na divulgação de um novo produto, serviço ou oferta por meio das plataformas digitais.
A princípio, a metodologia foi criada pelo norte-americano Jeff Walker no início dos anos 90. A primeira tentativa prática do autor o rendeu incríveis 1650 dólares que, na época, valiam muito mais do que hoje.
Desde então, várias empresas adotaram a estratégia. No Brasil, o empreendedor Erico Rocha foi o grande responsável por disseminar o conceito. Sobretudo, quando criou o curso Fórmula de Lançamento.
Como funciona um lançamento digital na prática?
A ideia do lançamento digital consiste em ofertas tentadoras de determinado produto ou serviço, causando uma certa ansiedade no público-alvo pelas soluções da empresa.
O que, geralmente, é feito por meio de uma comunicação mais persuasiva. Especialmente, com o uso de técnicas de copywriting, como os gatilhos mentais.
O gatilho de escassez sempre está presente em lançamentos digitais, por exemplo. Ele pode ser de tempo, bônus, vagas ou acessos.
Certamente, você já se deparou com algo como “Restam só 3 vagas”, ou “50% de desconto até 23H59”, não é? Então, essas são aplicações práticas do gatilho de escassez.
Além disso, os lançamentos online costumam ter prazos relativamente curtos. Só assim, conseguem ser impactantes e convincentes o bastante.
Entretanto, as ações voltadas para o lançamento de um produto ou serviço sempre devem começar com antecedência. Desse modo, os leads são devidamente preparados para a compra.
Quanto à estrutura do lançamento, é algo que varia muito. Principalmente, porque há tipos diferentes de implementação da metodologia.
Principais tipos de lançamento digital
Cada tipo de lançamento digital está estritamente ligado com a meta a ser alcançada pela empresa com determinada solução. Entre os principais, estão:
Interno
O lançamento interno funciona a partir de diversas mídias e é voltado para a base de contatos do negócio.
Ele é um dos tipos mais eficazes de lançamento. Sobretudo, porque a chance de fechar vendas aumenta entre as pessoas que já o conhecem.
Externo
O externo, por sua vez, tem como principal característica a criação de listas de contatos e parcerias.
É um tipo de lançamento que pode te dar um alto retorno financeiro. Em contrapartida, requer um investimento de tempo e dinheiro maior também.
Neste contexto, combinar o lançamento externo com o interno pode ser o mundo ideal para sua empresa.
Relâmpago
Como o próprio nome indica, o relâmpago é o que tem uma duração extremamente curta. Geralmente, o período desse tipo de lançamento varia entre 4 e 7 dias.
Ele pode ser feito por envio de email marketing à base de leads da empresa. No entanto, a oferta precisa ser completa e alinhada às expectativas dos potenciais clientes para gerar bons resultados.
Perpétuo
Já o perpétuo é o tipo de lançamento em que o produto ou serviço oferecido não tem um prazo específico para encerrar as vendas. Ou seja, o carrinho de compras não fecha nesta modalidade.
Em vez de gerar um senso de urgência ou exclusividade em torno do lançamento, a estratégia busca criar um fluxo constante de vendas ao longo do tempo.
Afiliado
Outro formato de lançamento digital é o afiliado. Ele acontece a partir da divulgação de terceiros que, normalmente, trabalham em plataformas, como:
- Hotmart;
- Monetizze;
- Eduzz;
- Amazon.
Aqueles que se filiaram a algum produto ou serviço da sua empresa, recebem uma comissão por cada venda realizada. Porém, geram resultados significativos para o negócio.
Semente
Por fim, o lançamento semente é o mais simples e barato tipo da estratégia. Uma vez que, não envolve um produto pronto necessariamente.
O foco do semente é atrair pessoas interessadas no assunto e criar uma solução nova com base nas suas dores e desejos.
Se os resultados forem promissores, você pode desenvolver algo mais completo para impulsionar seus resultados e relevância.
Como fazer um lançamento digital?
Seja qual for o tipo de lançamento digital, há um mesmo caminho para colocar seu mais novo produto ou serviço à disposição no mercado. Ele abrange as seguintes atividades:
- estudo de mercado;
- criação de personas;
- funil de vendas;
- captação e nutrição de leads;
- entrega;
- pós-venda.
Ao contrário do que muitos pensam, não é nenhum bicho de sete cabeças. Desde que, você siga à risca algumas das estruturas já consolidadas, não tem erro: você terá retornos significativos.
Inclusive, você pode usar redes sociais, landing pages, email marketing, anúncios no Google, otimização SEO, dentre outros, para promover seu negócio a partir do lançamento digital. Ou seja, as plataformas digitais mais comuns.
Conclusão
De fato, o lançamento digital é capaz de levar qualquer empresa a um outro nível. É a chave para o sucesso na internet.
Há tipos de aplicação da metodologia para os mais diferentes modelos de negócios e o caminho para fazê-lo é relativamente simples.
E na Inova Growth, você encontra um método eficiente e ferramentas certas para chegar ao topo com os lançamentos. Fale com nosso time agora mesmo e dê o primeiro passo para lançar uma solução da sua empresa na internet.