De fato, o mundo digital está cada vez mais competitivo. Assim, empresas tentam encontrar maneiras eficazes de conquistar o público. O que começa na escolha das plataformas de conteúdo do negócio.
Atualmente, há várias opções de canais de distribuição de conteúdo disponíveis. Cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.
Por isso, vamos te mostrar abaixo as principais plataformas de conteúdo da internet para ajudá-lo a escolher as mais efetivas para seus resultados. Confira!
5 principais plataformas de conteúdo na internet
1. Redes sociais
Certamente, as redes sociais são uma das maneiras mais populares e eficazes de distribuir conteúdo.
Com milhões de usuários ativos em todo o mundo, as plataformas de conteúdo oferecem um grande alcance potencial para sua marca.
Além disso, você segmentar seu público de maneira mais precisa com base em interesses, localização geográfica, idade e sexo, por exemplo.
Da mesma forma, são lugares ideais para construir uma comunidade em torno de sua marca.
Você pode engajar seu público com postagens regulares, promover conversas com seguidores e até mesmo criar grupos para discutir tópicos relevantes para seu nicho.
No entanto, a desvantagem de usar redes sociais é que você não tem controle total sobre a plataforma.
As regras e algoritmos podem mudar a qualquer momento. Então, afetar seu alcance e engajamento.
Sem contar que, sua marca compete com uma grande quantidade de posts de outros usuários. Assim,é mais difícil se destacar.
2. Email Marketing
O email marketing, por sua vez, ainda é uma das maneiras mais eficazes de distribuir conteúdo diretamente para seus clientes.
Com uma lista de email bem segmentada, você pode enviar newsletters, atualizações de produtos e ofertas especiais, por exemplo, para seus clientes.
Uma das principais vantagens do email marketing é que você tem controle total sobre a plataforma.
Ou seja, você é responsável pela criação do conteúdo, design, envio e gerenciamento da lista de emails.
Assim também, o email marketing é altamente personalizável. Então, você pode enviar mensagens para diferentes segmentos de sua lista de emails.
Em contrapartida, a desvantagem do email marketing é que é preciso dedicar bastante tempo e esforço para construir uma lista de emails de alta qualidade.
Além do mais, várias pessoas recebem uma grande quantidade de emails todos os dias. O que significa que sua mensagem pode ser facilmente ignorada ou excluída.
3. Blog
Já o blog é uma ótima maneira de criar e compartilhar conteúdo com seu público.
Você pode escrever postagens sobre tópicos relevantes para seu nicho, criar tutoriais ou dar entrevistas, por exemplo, para informar e entreter seus leitores.
A principal vantagem do blog é que você tem total controle sobre o conteúdo e a plataforma.
Você pode personalizar o design e a experiência do usuário para atender às necessidades de seus leitores.
Assim como, compartilhar o conteúdo do blog em outras plataformas, como redes sociais e email marketing.
Contudo, a desvantagem do blog é que pode levar tempo para construir uma audiência significativa.
A propósito, manter um blog ativo e atualizado requer um compromisso constante de criação de conteúdo de qualidade.
4. Podcast
Atualmente, os podcasts são uma das plataformas de conteúdo mais populares do mundo. Especialmente, àqueles que gostam de consumir conteúdo enquanto estão em movimento.
Podcasts podem ser sobre uma variedade de tópicos. Desde notícias e política, até comédia e entretenimento.
A principal vantagem dos podcasts é que permitem você alcançar um público que pode não estar disposto a ler um blog ou assistir a um vídeo.
Além disso, os ouvintes de podcast tendem a ser altamente envolvidos e leais. O que significa que podem ser ótimos defensores de sua marca.
No entanto, a desvantagem dos podcasts é que eles podem ser difíceis de produzir.
É preciso ter um bom equipamento de gravação, habilidades de edição de áudio e um plano consistente para o conteúdo do podcast.
5. Vídeos para plataformas de conteúdo
Por fim, os vídeos são outra opção popular de distribuição de conteúdo. Eles podem ser de tutoriais, entrevistas e vlogs, por exemplo.
A principal vantagem dos vídeos é que são altamente envolventes e atraentes na percepção do público.
No entanto, a desvantagem dos vídeos é que podem ser difíceis e caros de produzir.
É preciso ter um bom equipamento de gravação, habilidades de edição de vídeo e estratégias eficientes de criação de conteúdo.
Plataformas de conteúdo: escolhas as certas e impulsione seus resultados
Em resumo, há diversas plataformas de conteúdo disponíveis. Se você escolher as certas, posicionar-se de forma consistente e investir no médio e longo prazo, acredite: você pode alavancar os resultados da empresa
Para escolher o melhor canal de distribuição de conteúdo para o seu negócio, leve em consideração seu público, objetivos de marketing e tipo de conteúdo.
Caso encontre dificuldades na escolha ou até mesmo para se posicionar nas plataformas, conte com a Inova Growth!
Temos um time de especialistas em marketing de conteúdo preparado para ajudá-lo da melhor forma possível. Conheça mais sobre o nosso trabalho!