Se você possui um site, sabe o quão importante é aparecer bem posicionado nos resultados de busca por meio da otimização SEO.
No entanto, a prática não se resume a escrever textos de blog em palavras-chaves específicas. É necessário ficar por dentro das tendências relacionadas a otimização no mecanismo de busca.
O Google está sempre atualizando suas ferramentas, a fim de melhorar a experiência de seus usuários na plataforma.
Então, para manter suas publicações no topo dos resultados de busca, fique atento às novidades.
Afinal, conteúdos bem posicionados nos mecanismos de busca aumentam a possibilidade de atrair novos consumidores para o negócio.
Logo abaixo, listamos as principais tendências do momento associadas à otimização SEO. Acompanhe!
5 principais tendências da otimização SEO
1. SEO para mobile
O número de pessoas que acessam conteúdos online por meio de seus smartphones não para de crescer.
De acordo com um estudo divulgado pela CNBC, um canal de notícias de negócios estrangeiro, aproximadamente 73% da população vão acessar a internet somente pelos seus dispositivos móveis até 2025.
Inclusive, desde 2019, o Google vem priorizando as páginas mobile como versões primárias. Ou seja, o desktop já está em segundo plano para o mecanismo de busca.
Então, melhore a responsividade do site para dispositivos móveis. Seja na estrutura das páginas, seja na escrita dos conteúdos.
2. Conteúdos relevantes maiores
Falando em conteúdos, a tendência é que conteúdos maiores sejam mais valorizados do que posts menores. Desde que agreguem valor para os usuários.
Textos de blog maiores agradam mais aqueles que procuram informações precisas sobre determinado tema.
Além disso, passam uma sensação de autoridade e credibilidade por parte da marca na percepção do público.
3. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para qualquer empresa posicionada no mecanismo de busca.
A partir da opção, você pode aparecer no topo da página de resultados de pesquisa mais facilmente.
Além disso, os usuários conseguem avaliar a autoridade e credibilidade da empresa sem tanto esforço.
Uma vez que, podem encontrar avaliações, perguntas e respostas, fotos e vídeos do negócio em um só lugar. Assim como, horários de atendimento, opções de entrega e contato.
Se você não usa o GMN ainda, configure sua empresa na ferramenta e expanda seus resultados.
4. Site seguro
Outra tendência do SEO é deixar seu site mais seguro. Há plugins específicos e certificados SSL que aumentam a proteção do endereço. E, consequentemente, a experiência dos usuários.
Lembre-se que é preciso deixar o público seguro de que está consumindo conteúdos confiáveis. Só assim, passando confiança, é possível transformar visitantes em leads e leads em clientes.
5. Core Web Vitals
Lançado em 2020, Core Web Vital são métricas essenciais que o Google usa para analisar a experiência do usuário de determinada página. Entre elas, estão:
Large Contentful Paint: mostra quanto tempo uma página demora para carregar e exibir o seu conteúdo inicial. De acordo com o Google, o ideal é que seja 2,5s ou menos;
FID (First Input Delay): tempo que mede a primeira interação do usuário ao entrar na página. O ideal é que seja abaixo de 100 ms;
Cumulative Layout Shift: indica como os elementos funcionam no site e o quanto isso interfere no layout inicial. O ideal é que este índice seja menor que 0,1.
Se você quer manter seu site no topo do Google, otimize essas métricas e torne seu site mais rápido e fluido.
Coloque em prática às tendências do SEO e se mantenha no topo!
Por fim, o que achou das novas tendências da otimização SEO? Embora sejam relativamente simples, são mudanças necessárias não só para o mecanismo de busca, mas também para empresas posicionadas na plataforma.
Então, coloque em prática as novas ferramentas e conceitos o mais rápido possível. Sendo assim, você garante que seu negócio estará nas primeiras opções de rankeamento do Google.
Gostou deste conteúdo? Veja também: como aplicar a psicologia das vendas no seu negócio!