De fato, gerar conversões é o objetivo de qualquer negócio. No entanto, levar os leads a tomar a decisão de compra não é uma tarefa simples. Por isso, a psicologia de vendas pode ser de grande ajuda.
Uma das principais premissas da estratégia de vendas de qualquer negócio é a compressão das necessidades do público-alvo.
Isso porque, se você sabe quais são as dores e desejos dos consumidores, consegue criar argumentos precisos e fortes o bastante para convencê-los.
E é aí que entra a importância da psicologia de vendas. Em resumo, o conceito te ajuda a entender a mente dos consumidores para criar campanhas publicitárias mais efetivas.
Logo abaixo, vamos te mostrar como aproveitar o conhecimento da psicologia para impulsionar os resultados e relevância da sua empresa. Confira!
Entenda a psicologia de vendas
Você já parou para pensar no que leva um consumidor a comprar algo? Com certeza, há vários motivos, como, por exemplo:
- qualidade do produto;
- preço;
- reputação da marca;
- recomendação de amigos(a).
No entanto, o fator mais determinante é a necessidade da pessoa, isto é, aquilo que ela realmente precisa no momento.
Em outras palavras, a decisão de compra dos consumidores está fortemente associada às emoções.
Eles sentem a necessidade de comprar determinada solução em sua emoção e justificam a aquisição com motivos mais racionais (benefícios do produto, preço, reputação da marca, recomendações.).
Uma vez que, a parte emocional é o principal fator de decisão de compra, podemos dizer que a psicologia está diretamente ligada à venda.
Assim, a psicologia de vendas nada mais é do que entender a mente dos consumidores a partir da análise comportamental. E, posteriormente, criar abordagens mais convincentes do ponto de vista emocional.
Como aplicar a psicologia de vendas na sua empresa?
Mas então, como aplicar a psicologia nas vendas da sua empresa? Como usar o conceito para transformar seus leads em clientes? Listamos abaixo as principais formas para fazê-lo. Acompanhe!
1. Use o Storytelling
Desde os primórdios, as pessoas sempre gostaram de histórias. Assim, a primeira maneira de aplicar a psicologia nas vendas é usando a técnica de storytelling.
Por meio das histórias, é possível criar uma conexão emocional com seus potenciais clientes, despertar sua curiosidade e persuadi-los a comprar o produto ou serviço oferecido.
Desse modo, crie uma narrativa que chame a atenção e envolva seus potenciais clientes. Assim, você pode aumentar consideravelmente sua taxa de conversão.
2. Foque na experiência do cliente
A experiência do cliente é um dos fundamentos mais importantes da estratégia de qualquer negócio. Ainda mais, na aplicação da psicologia de vendas na empresa.
Ou seja, neste caso, a experiência dos consumidores deve ser disparadamente o principal foco. Afinal, a maneira como o cliente se sente ao interagir com a marca faz toda a diferença na decisão de compra.
A partir da psicologia, a empresa pode criar uma experiência de compra mais envolvente e personalizada para os clientes. O que, consequentemente, aumenta seus números de vendas.
3. Explore a psicologia das cores
Sim, até mesmo a identidade visual faz a diferença no processo de vendas das empresas.
Especialmente, no que diz respeito às cores. Elas geram reações diferentes nas pessoas e você pode usá-las estrategicamente para convencer seus potenciais clientes. Alguns exemplos, são:
- vermelho: relacionado à força;
- verde: transmite confiança;
- azul: tranquiliza a mente;
- amarelo: remete à felicidade.
4. Use gatilhos mentais
Por fim, os gatilhos mentais também são uma ótima forma de aplicar a psicologia em vendas. Entre os principais, estão:
- prova social: pessoas são influenciadas e confiam na opinião de outras. Assim, o gatilho de prova social são depoimentos de consumidores sobre sua marca, produto ou serviço;
- escassez: transmite o sentimento de oportunidade única. São aquelas chamadas de “últimas vagas”, “oferta limitada” e etc;
- reciprocidade: se baseia no instinto humano de sentir a obrigação de retribuir um favor recebido. Então, envolve a geração de valor por parte da marca em troca da confiança dos consumidores.
Psicologia de vendas: desenvolva argumentos fortes e venda mais!
Em suma, a psicologia de vendas é algo que não pode ser ignorado na estratégia de marketing do seu empreendimento.
A venda é emocional. Portanto, o entendimento do comportamento humano a partir da psicologia é indispensável para expandir seus resultados.
Você consegue construir argumentos que vão de encontro às necessidades reais do público. Então, transforma vários leads em clientes.
Precisa de ajuda para explorar o conceito? Temos uma equipe de analistas que te ajudam a entender seus leads e criar argumentos fortes para convencê-los a comprar sua ideia. Fale com a gente agora mesmo!
Uma resposta