Quando você cria uma página em algum lugar da internet, seu maior desejo é gerar visitas e, posteriormente, vendas, não é? No vocabulário digital, isso é conhecido como tráfego.

Uma simples palavra que esconde uma importância extraordinariamente grande para os resultados da sua empresa.

Cada conceito, estratégia e técnica usada dentro das plataformas digitais gira em torno do tráfego.

Assim, compreendê-lo e aprender como gerá-lo é uma premissa fundamental para ter um posicionamento sólido na internet.

O que é tráfego?

Tráfego é simplesmente o termo usado para definir o número de visitantes que acessam determinada plataforma.

Ele é a essência do sucesso online para qualquer empresa. Isso porque, representa a quantidade de usuários que estão expostos às soluções da marca.

Ou seja, o tráfego é o que impulsiona o crescimento, aumenta a visibilidade e dá possibilidades de lucro.

Afinal, sem tráfego, não há visitantes e sem visitantes, não há clientes em potencial. 

Principais tipos de tráfego para empresas

Há uma série de formas comprovadamente funcionais de gerar visitas para uma página na internet. Geralmente, são divididas em duas categorias: tráfego pago e tráfego orgânico.

Tráfego pago

Tráfego pago é o tipo de visita gerada por anúncios publicitários. Basicamente, empresas pagam determinada plataforma online para exibir a marca a usuários possivelmente interessados em sua proposta, como:

Os anúncios são veiculados nos formatos de banners, links patrocinados e vídeos, por exemplo.

Por ser altamente segmentado, o tráfego pago gera visitas qualificadas. Ou seja, usuários com grandes chances de percorrer toda a jornada de compra do negócio.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico, por sua vez, é o tipo de visita gerada de forma natural e gratuita. Ou seja, quando os usuários encontram sua empresa por meio de:

O ponto-chave do tráfego orgânico é a criação de conteúdo. Então, essa é a ponte de conexão com o público em vez dos anúncios.

Dicas para aumentar o tráfego orgânico

Tela de computador com dados de tráfego gerado por uma página

No entanto, como gerar tráfego suficiente para alcançar os objetivos do negócio na prática? Veja abaixo!

SEO

Começando pelo orgânico, uma das principais formas de gerar visitas para sua página é o SEO (Search Engine Optimization)

Trata-se de um conjunto de práticas capazes de otimizar seus conteúdos nos mecanismos de busca, incluindo:

O objetivo é melhorar o posicionamento da empresa nos resultados das pesquisas. Posto que, há mais chances do público engajar na proposta da marca se seus conteúdos estiverem na primeira página do Google ou Bing, por exemplo.

E-mail marketing

Além do SEO, o email marketing é excelente para gerar visitas organicamente. É um canal direto de comunicação com potenciais clientes, no qual você envia mensagens persuasivas a fim de direcioná-los para o site.

Assim também, o email marketing serve para qualificar o público. Ou seja, prepará-lo para a compra das soluções da marca, transformando leads em clientes.

Redes sociais

Por fim, as redes sociais podem ser uma grande fonte de visitas orgânicas para sua empresa.

Facebook, Instagram, Linkedin, dentre outras plataformas, possuem uma grande quantidade de usuários.

Assim, tudo o que você precisa fazer é criar um perfil com uma boa proposta e publicar conteúdos relacionados às necessidades do público consistentemente.

5 plataformas para gerar tráfego pago

Embora seja efetivo, o tráfego orgânico demora para dar resultados realmente significativos. Em outras palavras, é uma estratégia de médio e longo prazo.

Por outro lado, o tráfego pago gera retornos quase imediatos para o negócio. Por isso, chama mais a atenção dos empreendedores digitais, mesmo envolvendo investimento financeiro.

Logo abaixo, explicamos detalhadamente o funcionamento de 5 das melhores plataformas para ajudá-lo a gerar tráfego pago e acelerar o crescimento da sua empresa. Acompanhe!

1. Google Ads

Google Ads é a plataforma de anúncios do mecanismo de busca. Ao usá-la corretamente, o negócio pode aparecer nas duas ou três primeiras posições resultados de busca ou dentro de sites parceiros.

Desse modo, é uma ferramenta capaz de levar uma grande quantidade de visitas para o site. 

Porém, o mais interessante é que o Google Ads conta com um alto poder de segmentação. Assim, você pode alcançar usuários com faixa etária, gênero, localização e dispositivo específicos, por exemplo.

Além disso, o custo para criar boas campanhas de anúncios no Google Ads é relativamente baixo. Então, você pode gerar visitas qualificadas por um preço que cabe no seu bolso com a ferramenta.

2. Facebook Ads

Facebook Ads é a ferramenta de anúncios da rede social. Quando bem feitos, os criativos aparecem tanto no Feed quanto nos Stories da plataforma.

Assim como o Google Ads, o Facebook possui um alto poder de segmentação do público. Então, você consegue gerar diversas visitas de usuários interessados na proposta da sua marca a partir da ferramenta.

3. Instagram Ads

Já o Instagram Ads funciona de forma bem parecida com o Facebook Ads. Com a ferramenta, você veicula anúncios no Feed e Stories dos usuários da rede social.

Do mesmo modo, possui um grande poder de segmentação do público para alcançar os Instagramers certo.

A principal diferença é que você pode transformar posts comuns em anúncios no Instagram, além de criar anúncios completamente do zero.

4. LinkedIn Ads 

Mais voltada para negócios B2B, o Linkedin também permite a criação de anúncios que podem gerar várias novas visitas. A ferramenta se chama Linkedln Ads.

O LinkedIn Ads possui uma ótima segmentação feita por cargo, nível de experiência, título usado na descrição, porte da empresa, dentre outras características.

Em função disso, dá para você atrair profissionais e empresas com grandes chances de comprar a ideia da sua marca.

5. Youtube Ads

Certamente, você já viu algum vídeo de anúncio publicitário assistindo algo no Youtube, não é?

De acordo com dados da Sandvine, uma empresa de inteligência de aplicativos e redes localizada no Canadá, 65% do tráfego na internet acontece a partir de vídeos

Entretanto, os anúncios do Youtube são mostrados não só em formato de vídeo, mas em banners de páginas na web. Da mesma forma que outras opções, também possuem uma segmentação de público excelente.

Portanto, se o seu negócio possui um apelo audiovisual, o Youtube Ads é a plataforma certa para criar anúncios e gerar tráfego para sua página.

Sem tráfego, sem crescimento nas plataformas digitais

Resumidamente, usar estratégias eficientes para aumentar o tráfego faz toda a diferença nos seus resultados.

Como vimos, tudo gira em torno da quantidade de visitas que sua página consegue gerar. Então, invista nas opções e pagas para crescer nas plataformas digitais. O sucesso da sua empresa na internet depende disso.

Gostou deste conteúdo? Veja também: porque o lançamento digital é a chave para o sucesso na internet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *